Ao observar que algumas vezes a Educação Formal não é suficiente para atender as demandas dos desafios do mundo contemporâneo, notei a necessidade de buscar uma educação paralela que apresentasse perspectivas ajustadas a cenários de difícil antecipação.

Com isso, além da graduação em Gestão de Segurança Privada, procurei estudar sobre Inteligência Estratégica (capacidade de antecipar e explorar com sabedoria o potencial existente em uma determinada situação, segundo Pensamento Estratégico Clássico Chinês), assim, me tornei discípulo de primeira geração do Grão Mestre Leo Imamura e de segunda geração do Patriarca Moy Yat. Isso me qualificou como Mestre do Sistema de Arte Marcial Ving Tsun (um tradicional sistema chinês de inteligência estratégica, com base no desenvolvimento humano). Visando aprimorar meus conhecimentos nesta área, estive na China e em países dos continentes americano e europeu.

Sempre participo de atividades visando estar atualizado com inovações de âmbito nacional e internacional sobre assuntos pertinentes a Segurança e Defesa, por meio de especialistas renomados e com ampla experiência.

Desde 1999, promovo estudos “on demand” sobre o cultivo da Inteligência Estratégica -através do Sistema Ving Tsun, para estes segmentos-. Ademais, ao longo de minha carreira, proferi seminários e palestras para profissionais de Segurança Privada, ministrei instruções para operadores de elite (como os Cursos de Ações de Comandos e Forças Especiais do Exército, Combatentes Comandos e Operadores de Forças Especiais do Exército, Comandos Anfíbios COMANF dos Fuzileiros Navais, policiais do BOPE da PMERJ, entre outras) e contribuí com o preparo de militares brasileiros para Operações de Paz das Nações Unidas.

​Além da elaboração de treinamentos, atuo como consultor para profissionais de Segurança Privada, utilizando sempre a sabedoria chinesa para auxiliá-los, quando necessário, a liderar de forma estratégica.

​Devido o trabalho junto a esses segmentos, escrevi artigos para o Jornal da Segurança e para Doutrina Militar Terrestre em Revista -publicação do Comando de Operações Terrestres (COTER), por intermédio do Centro de Doutrina do Exército Brasileiro- e fui convidado a participar de matérias na imprensa escrita/televisiva (Revista VEJA, Jornal da Record e Esporte Espetacular da TV Globo).

CERTIFICADO DE MESTRE DO SISTEMA VING TSUN E DOCUMENTOS DE ORGANIZAÇÕES MILITARES:

Fabio Gomes